Categorias
Crónica Todas

Confessa-te

Confesso que ficaria bem mais preocupa antes, há uns tempos, porque qualquer coisa que escrevesse, ficava eternizada e eu cultivava outra coisa para além de prisão de palavras: medo das palavras soltas dos outros. Sobretudo das que se impunham contra mim. 

Confessa-te. 

Confessar faz bem à alma, mas paga para isso.

Infelizmente, bem tarde na vida percebi que é essencial ter uma hora por semana para nos confessarmos. 

Porém, ao contrário da religião católica, que só se interessa pelos pecados, aqui a ideia é vomitar em cima de alguém coisas que não passam da garganta para baixo, mas também não deslizam para cima. Prender palavras é bem mais perigoso do que ficar constipado, eu diria que mais grave que otite. Em principio otite trata-se com antibiótico e ao fim de três dias passa. Palavras presas causam cancro de alma. 

Frequentemente o Ser Humano acaba por vomitar palavras para cima de um amigo próximo, daqueles que chama de melhor amigo. As vizinhas também serviram esse propósito em tempos. Sendo que, era pouco aconselhável e hoje em dia dificilmente acontece porque vivemos em caixotes com portas blindadas à comunicação. 

Podemos, ainda fazer o que possivelmente eu mesma estou a fazer aqui, escrever um texto e vomitar essas palavras que estão a cultivar infeções de alma, no entanto, posso certificar-vos que já fiz disso tantas vezes e é necessário mais do que um texto para desinfetar ou mesmo curar o cancro de palavras presas. Medicina não é o meu forte, perdoem-me aqueles que se possam ofender com a minha comparação. 

Confesso que ficaria bem mais preocupa antes, há uns tempos, porque qualquer coisa que escrevesse, ficava eternizada e eu cultivava outra coisa para além de prisão de palavras: medo das palavras soltas dos outros. Sobretudo das que se impunham contra mim. 

Penso que palavras presas e diarreia de palavras possam ser doenças interligadas, mas esta espécie de crónica serve apenas para falar sobre os benefícios de uma garganta livre de palavras usando uma hora por semana para o ato de confissão. Sobre isto, estamos entendidos que é necessário manter a garganta livre de palavras, não queremos jamais ficar com infeções ou cancros de alma provocados por palavras encravadas. 

O último ponto e com esta me vou, é: paga, porque a vizinha do lado ou o melhor amigo/ a melhor amiga nunca se sabe quando se passará para o outro lado levando as tuas palavras com ele ou ela. Se pagares, pagas também o silêncio. 

Confessa-te e paga para isso, ficarás mais leve da carteira, da alma e da garganta!

Por Rita Burmester

é o nome artístico de Rita. Sendo que o nome registado é Rita, muitos nomes entretanto, Moreira. Licenciada em teatro, escolheu o nome Rita Burmester para figurar como escritora, dramaturga, atriz e encenadora. Desde então tem vindo a colaborar com diversas companhias, mas foi na ATE que mais desenvolveu o seu trabalho como atriz, uma vez que para além de a ter fundado em parceria, também produziu, fez gestão cultural e dava sempre uma ajuda em todas as funções necessárias. Foi então que nasceu Rita Moreira a produtora, antes já havia colaborado como produtora, mas assinava sempre como Rita Burmester. Para que deixasse de haver dúvidas na altura de atender um telefonema Rita passou a ser Rita Moreira a Produtora e desde lá tem estado em projetos de Cinema, Teatro e Artes Plásticas. Tem um currículo vasto em Serviço Educativo porque acha que a arte tem de estar presente desde a nossa tenra idade. Do Mestrado em Ciências da Comunicação ficaram sobretudo as saudades do estágio na Rádio Nova. Atualmente assina como Rita Burmester Moreira, a maior parte das vezes, mas aqui não. Para esclarecer melhor esta situação é sempre bom marcar um café, porque é o único momento de pausa. Sendo os momentos de pausa tão escassos ainda está em Aveiro a desenvolver um projeto de doutoramento em Estudo Culturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *